sexta-feira, 10 de abril de 2015

Extintor sônico apaga incêndio com alto-falante

Redação do Site Inovação Tecnológica 

Extintor sônico apagar incêndio com alto-falante
Seth Robertson e Viet Tran agora procuram parceiros para comercializar sua invenção. [Imagem: Evan Cantwell]
Apagando fogo no grito
Quando os bombeiros atacam um foco de incêndio, eles geralmente usam extintores de pó químico, CO2 ou mesmo água.
O problema é que, além do estrago causado pelo fogo, o material usado para apagá-lo faz o seu próprio estrago.
Viet Tran e Seth Robertson, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, impressionaram seus professores ao apresentar seu trabalho de formatura mostrando que é possível apagar fogo com som.
O extintor de incêndio sônico não faz sujeira, além de não perder a validade e nunca precisar ser recarregado.
Seu funcionamento é baseado em um alto-falante comum, de alta potência, que emite sons de baixa frequência no interior de um tubo, que concentra as ondas e as dirige para o fogo - tudo o que se ouve é um "tum-tum-tum" surdo, bem conhecido dos aficionados por sonorização de automóveis.
Extintor sônico
Os dois estudantes fizeram vários protótipos e testaram várias frequências sonoras, terminando com uma versão que se mostrou altamente eficiente contra pequenos focos de incêndio, justamente o campo de ação dos extintores portáteis tradicionais.
Os dois patentearam a invenção e acreditam que o conceito possa ser ampliado para apagar incêndios maiores, ser miniaturizado para dar maior flexibilidade de ação e maior segurança aos bombeiros, ou mesmo ser usado em naves espaciais, onde os extintores tradicionais não funcionam.
"Se for montado em um drone, ele pode melhorar a segurança para os bombeiros quando eles estiverem enfrentando grandes incêndios florestais ou urbanos," disse Tran.
Agora que terminaram o curso e foram aprovados, os dois pretendem encontrar financiadores para negociar sua patente e transformar o extintor sônico em um produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário